Projetos 2022
Educar e (é) Proteger
O contexto:
No contexto de pandemia que vivenciamos nos últimos tempos, temos visto o aumento da exposição das crianças a situações de violação de direitos, ocasionadas pela privação da convivência em ambiente escolar, do isolamento e da fragilidade econômica das famílias.
Na comunidade que atendemos, também é comum a vulnerabilidade das crianças estar associada às dificuldades de inserção social das famílias migrantes.
O Projeto:
Neste aspecto criamos o Projeto Educar e (é) Proteger, em parceria com o Núcleo Educativo do Museu da Imigração com o objetivo de orientar e sensibilizar as crianças e os seus cuidadores sobre quais são os direitos que devem ser garantidos às crianças e a importância no contexto de sua proteção e desenvolvimento. O projeto conecta-se à missão institucional do Museu da Imigração de abordar as nuances dos movimentos migratórios no mundo contemporâneo e os desafios a que estão associados no que tange ao direito à acolhida e ao tratamento digno das comunidades migrantes.
Num percurso formativo com atividades de leitura, rodas de conversa, jogos e oficinas criativas as crianças conhecem e exploram a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo convidadas a refletirem e dialogarem sobre suas vivências, construindo uma compreensão de que poderão cuidar melhor de si e dos outros ao longo de suas vidas. Por meio da linguagem artística e das atividades lúdicas, a compreensão dos valores relativos aos documentos estudados é facilitada. Há também a dimensão da experiência coletiva de compartilhamento que favorece a assimilação e enriquece a aprendizagem.
“O futuro das crianças é sempre hoje. Amanhã será tarde.” Gabriela Mistral

diretamente
mobilizados
parceiras
Saúde e Segurança Alimentar
Dar oportunidades para aquisição de novos hábitos alimentares e acesso a alimentos saudáveis para mais de 60 famílias é a nossa missão com esse projeto.
O contexto:
Vivenciamos nas comunidades mais vulneráveis que atendemos o agravamento da insegurança alimentar num contexto em que se combinam escassez de recursos para aquisição dos gêneros básicos e hábitos alimentares não saudáveis.
O Objetivo:
Orientar as crianças na escolha de alimentos mais saudáveis em suas rotinas a partir da compreensão da diversidade de nutrientes e benefícios que os alimentos certos oferecem.
Dessa forma, as crianças tornam-se influenciadoras da nova rotina alimentar do lar, apontando aos seus familiares as preferências na hora da compra.
Para viabilizar o acesso aos novos hábitos alimentares, será concedido às famílias um “cash voucher” para a compra de alimentos.
No desenvolvimento do processo pedagógico, o projeto tem o apoio da equipe docente e dos alunos de graduação da Universidade Anhembi Morumbi dos cursos de Nutrição, Pedagogia e Biologia.


Doe sua NF Paulista
A doação do crédito da sua Nota Fiscal Paulista nos ajuda a ampliar o número de crianças atendidas. Tire uma criança da fila. Doe agora!
De Olho no Futuro
Ver os jovens como potência criativa e transformadora nos permite caminhar em direção à formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente
O OBJETIVO:
Equipar os adolescentes que estão finalizando o ensino médio para a continuidade dos estudos em nível profissionalizante e/ou superior e no início da jornada profissional provendo recursos para construção de projetos de vida e auxílio na busca e no acesso ao trabalho.
A ABORDAGEM:
Os encontros do projeto são semanais e o curso tem duração de até 5 meses.
Em uma parceria com o Espaço Eros, uma clínica de psicologia e educação complementar, será desenvolvido o curso de Projetos de Vida com os adolescentes inscritos.
Este curso trabalhará o planejamento e o conhecimento das múltiplas possibilidades de vivência, que é fundamental nesse período. Assim, acolhidos, podemos observar jovens seguros de suas decisões, cientes de todos os caminhos que poderão traçar e aptos para fazer a melhor escolha sobre sua vida.
Ao falar de si e de suas realidades, esses sujeitos criam novas imagens e deslocam estereótipos e preconceitos frequentemente associados às juventudes e às comunidades onde circulam e também se mostram como importantes agentes multiplicadores em seus territórios.
Temas como: autoconhecimento, gestão das emoções, alimentação, finanças, empatia, feedback, liderança e comunicação não violenta serão parte do conteúdo programático do curso.
Trabalhamos em prol da promoção dos direitos da juventude e pela ampliação de oportunidades.
